segunda-feira, 25 de junho de 2007

A colecção dos discos de música portuguesa na posse do britânico Bruce Bastin vai ser adquirida por Portugal.

A colecção dos discos de música portuguesa na posse do britânico Bruce Bastin vai ser adquirida por Portugal, garantiu recentemente à agência Lusa o secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho.

Para o musicólogo Rui Vieira Nery a compra da colecção é "algo pelo qual todos nos congratulamos”.

“Ninguém compreendia esta não concretização ou o ter sido repetidamente adiada pelo Ministério da Cultura esta decisão. Fico muito feliz pois esta compra permite o enriquecimento do espólio fonográfico português", afirmou à Lusa.

Efusiva, Mariza, embaixadora da candidatura do fado a património imaterial da humanidade pela UNESCO, afirmou à Lusa ser esta "uma notícia genial”.

“Para mim, que tanto me bati pela vinda desta colecção para Portugal, é um sonho tornado realidade".

A fadista afirmou ainda que "esta colecção coloca tudo em aberto quanto às origens do fado e vem beneficiar-nos a todos, pois ficamos a conhecer melhor como se cantava, tocava, etc.".

"Eu que pergunto sempre aos mais velhos como era e procuro aprender, estou muito curiosa em saber o que nos reserva a colecção. Resta agora saber quando a vamos poder ver e estudar", disse a criadora de "Ó gente da minha terra".

Sara Pereira, gestora do Museu do Fado, disse por seu turno que esta era "uma decisão esperada, no sentido em que se tem trabalhado para a sua concretização".

Segundo a gestora do Museu, no bairro lisboeta de Alfama, o estudo da colecção "é fundamental para um melhor conhecimento da historiografia do fado. Muitos nomes desconhecidos vão ser agora divulgados e, apesar de mais de metade da colecção ser fado, é um enriquecimento também para a música portuguesa em geral".

O espólio encontra-se em "muito boas condições", garantiu Sara Pereira que teve já possibilidade de o examinar em Londres, e acompanhou as negociações.

Rui Vieira Nery salientou que a aquisição do espólio "é essencial para um melhor conhecimento da história fadista, nomeadamente nos primórdios da gravação fonográfica".

Foi o investigador José Moças, que descobriu a colecção e propôs a sua aquisição por Portugal. "Estas são as primeiras gravações de fado de sempre, que nos irão dar, certamente, uma outra perspectiva da história desta canção popular urbana", disse à Lusa Moças.

A presidente da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), Julieta Estrela, membro do conselho consultivo do Museu do Fado, afirmou-se satisfeita "por terem chegado a bom porto as negociações". Para Julieta Estrela, "é essencial agora garantir a sua preservação, digitalização, para que não se perca, e permitir um acesso efectivo dos investigadores de modo a tirar proveito do que nos poderão revelar essas gravações". Numa altura em que se prepara a candidatura do fado à UNESCO, a presidente da APAF afirmou que "a colecção pode dar uma achega essencial".

O estudioso de fado Vítor Duarte Marceneiro, actualmente empenhado na concretização de uma base de dados de canções sobre Lisboa, é peremptório em afirmar que "o estudo desta colecção vai trazer surpresas".

A colecção inclui registos fonográficos efectuados entre 1904 e 1945 pela His Master's Voice, Columbia, Homokord, Victor ou Grammophone, estando, na sua maioria, dados como perdidos. Entre as vozes de referência, estão gravadas as de Júlia Florista, Maria Vitória e Reinaldo Ferreira.

Bastin tinha na sua posse cinco mil registos fonográficos de música portuguesa, entre baladas, folclore, canção ligeira e fado, a que se juntam outros três mil encontrados no Brasil e adquiridos pelo coleccionador. Entre os cerca de oito mil discos encontram-se algumas das primeiras gravações de artistas nacionais como José Bastos, Isabel Costa, Almeida Cruz, Eduardo de Souza, Rodrigues Vieira ou Delfina Victor.

Além dos fados, são, na avaliação de Moças, "igualmente importantes do ponto de vista musical e etnográfico registos mais tardios de Maria Alice, Manasses de Lacerda, Avelino Baptista, Estêvão Amarante, Madalena de Melo, Maria Emília Ferreira, Júlia Florista e Maria do Carmo Torres, bem como dos mais conhecidos Ercília Costa, Berta Cardoso, António Menano, Edmundo de Bettencourt, Armandinho e o popular Alfredo Marceneiro".

Copyright 2007 Lusa - NL

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

infelizmente morreu ELIANA CASTRO
de vila de conde.

terça-feira, julho 10, 2007 1:47:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Contacto:
paulofilipe@rogers.com
Sign my Guestbook from Bravenet.com Get your Free Guestbook from Bravenet.com