sábado, 28 de julho de 2007

NOITE DE FADOS NA CASA DO ALENTEJO DE TORONTO

Neste última Sábado, dia 21 de Julho de 2007, foi dia para dar continuidade a um trabalho grato e sublime que os nossos clubes e associações vêm, nestes últimos anos, tentado preservar e dar-lhe, ao mesmo tempo, para que não se dissipe nas brumas do esquecimento, dando-lhe assim a continuidade desejada como também descobrindo novos valores para que, desta forma, se enraíze e perpetue. Estamos a falar da nossa canção nacional, o Fado, onde por essas comunidades lusas espalhadas pelo Ontário, estão, semanalmente, a realizar saraus com a valiosa prata da casa e, tempos a tempos, com o aparecimento de gente nova com gosto, e alma também, para interpretar os nossos clássicos e não só, pois nestes últimos tempos, têm vindo a ser lançados no mundo do Fado. Neste parâmetro queremos apontar alguns desses jovens como a Sónia Tavares e o Paulo Filipe, este último que bem recentemente fez uma digressão com bastante sucesso na sua terra natal, São Miguel, nos Açores. Queremos também, e com muita alegria, de mencionar uma outra jovem, a Tânia Costa, que reside em Cambridge, no Ontário, que, como os dois atrás mencionados artistas, possui raízes açorianas, e tem revelado possuir uma excelente voz e, acima de tudo, com uma alma extraordinária para a interpretação do Fado.
Pois como já foi mencionado a Casa do Alentejo promoveu mais uma sessão de fado que incluía um jantar típico, que teve inicio pelas 19 horas. Este sarau cultural da nossa canção, teve lugar na sala típica do bar, com a lareira e como anfitriã a fonte jorrando água. Vários foram os artistas que nessa noite nos deliciaram com as suas vozes, as dos veteranos Maria Gomes e Avelino Teixeira e dos jovens Paulo Filipe e Tânia Costa que foram acompanhados à guitarra e viola pelos mestres Gabriel Teves e Januário Araújo. Queremos mencionar que o Paulo Filipe dedicou um fado, a Marcha do Marceneiro, à saudosa fadista, Eliana Castro, que há poucas semanas deixou o nosso convívio por vontade do Criador.
Gostamos imenso desta sessão de fados pelo que congratulamos aquela nossa Casa Regional, a Casa do Alentejo, e a sua Direcção, por mais um êxito nesta obra de não querer deixar “morrer”, por estas bandas do Continente Norte Americano, o Fado, aquele que nos embalou na meninice e que nos habituamos a ouvir e cantarolar nas nossas horas de lazer. Para eles, a Direcção daquela Casa, um bem hajam e continuem.



Carlos Morgadinho


Contacto:
paulofilipe@rogers.com
Sign my Guestbook from Bravenet.com Get your Free Guestbook from Bravenet.com