terça-feira, 4 de dezembro de 2007

UMA NOITE DE FADOS EM HAMILTON
Crónica de José Pereira


No sábado dia 1 de Dezembro segui à risca o provérbio popular que diz
“quem corre por gosto não cansa”, e desloquei-me até à cidade de Hamilton, para ouvir cantar o fado, pois tenho um fraco por aquela a quem chamam a canção nacional!


Ao entrar no Restaurante Ventura's, aonde iria assistir à noite de fados, tive a agradável surpresa de ver uma casa decorada com um gosto requintado, onde não faltam motivos portugueses, que chamam logo à atenção de quem ali entra, e pelo que vim a presenciar, são muitos os frequentadores de várias etnias que ali procuram uma cozinha internacionalmente acreditada, que é a portuguesa, e este Restaurante faz honras à nossa culinária.
No programa de fados estavam presentes dois fadistas:
Um deles o veterano Avelino Teixeira - que apesar de ser um dos artistas comunitários que já há muito não se ouve nas nossas estações de rádio locais, que dizem apoiar os nossos valores.
Este explicou em inglês aos estrangeiros que ali se encontravam e que não falam a nossa língua, as origens do fado, o que é um gesto louvável, pois é importante explicar a quem escuta, o porquê da nostalgia que as suas
letras e músicas do fado têm.
É também louvável a maneira como este artista se exprimiu, não se esquecendo de mencionar os autores de cada tema cantado, coisa que muita gente que fala tanto de fado, sempre ignora.
Avelino Teixeira levou também a quem o escutou, um pouco daquele que é fado de Coimbra, salientando a diferença entre as duas maneiras de o cantar e de o sentir.


O segundo interprete é um caso raro nestas terras, pois é um jovem de 22 anos de idade, nascido no Canadá, e um verdadeiro fadista, a cantar com a verdadeira alma de quem sente o que canta.
Seu nome é Paulo Filipe, que apesar de só ter começado há pouco mais de um ano a cantar irá longe, se tiver o verdadeiro apoio que lhe é devido e que muita vez é negado aos nossos valores.
Também o Paulo Filipe falou nas raízes de onde se diz ter vindo o fado, mencionando Maria Severa como uma lenda nascida na Mouraria, e no destino triste que o fado lhe trouxe, levando-a da sua vida de boémia a 30 de Novembro de 1846, com 26 anos de idade!
Presenciei que no final da noite foram muitas as manifestações de apreço que este jovem recebeu, tanto da parte de portugueses como estrangeiros, que já procuravam um seu trabalho gravado.



Foi para mim também uma surpresa o acompanhamento que estes dois artistas tiveram, pois além de Hernâni Raposo, que já não é novo nas andanças do fado, tinha a seu lado Ed Câmara, um dos elementos do grupo Tabu, e
Pedro Joel, um jovem músico que presentemente vive entre nós, mas que traz consigo um grande conhecimento musical, tendo já tocado em Portugal ao lado das maiores figuras do panorama artístico da nossa terra em todos os campos musicais.
Pedro Joel é sem dúvida um músico com um M muito grande, pois nota-se logo que se escuta, que estamos perante um profissional no campo da música.


Quando acabou a noite de fados e sai para a rua, vi que uma grande tempestade tinha caído em Hamilton e pelo caminho notei que esta chegava até Toronto. A viagem de regresso foi muito lenta devido ao mau tempo, mas pelo
caminho trazia a recordação de uma noite bem passada num restaurante de muita categoria, que se tinha lembrado de realizar uma belíssima noite de fado.
E que noite!... É verdade que “quem corre por gosto não cansa”, e valeu a pena a “corrida” até Hamilton, para ouvir duas gerações de fadistas que já nos honram.

Parabéns pela lição de fado que souberam dar, pois tenho a certeza que aqueles que não sabiam nada desta nostálgica melodia, saíram dali com maior conhecimento da nossa cultura.
O fado tem uma história, e muita vez essa é ignorada por aqueles que a deviam divulgar. Não é só ouvindo este ou aquele a cantar que se ganham novos ouvintes do fado, mas sim dando também a conhecer quem escreveu este
ou aquele tema, pois se não houvessem poetas e compositores para o escrever, este já tinha acabado.

Decerto que o conhecimento que o Paulo Filipe aos 22 anos de idade tem do fado, não foi obtido na comunidade. Ele sabe mais de fado que muitos que se julgam senhores de grandes conhecimentos da matéria.

Por isso, para ele vão os meus parabéns.
Contacto:
paulofilipe@rogers.com
Sign my Guestbook from Bravenet.com Get your Free Guestbook from Bravenet.com