terça-feira, 2 de outubro de 2007

Um sentimento traduzido em homenagem nos fados que canta.


Conheci o Paulo Filipe quando com ele participei no projecto Amor de Artista 2006. A parti de então torná-mo-nos amigos e durante os nossos encontros vim a saber que seu avô paterno, já falecido, tinha tido uma grande influência no seu apego ao fado.
Ainda muito menino começou a ouvi-lo cantar os fados que mais adorava alguns dos quais se lhe incutiram na mente, e hoje, depois de se ter tornado um fadista conhecido, adora cantá-los. Sempre que lhe é dado o ensejo de participar em noites da Canção Nacional Portuguesa Paulo Filipe faz questão de cantar algum fado com que fôra embalado, e em abono da verdade poder-se-ia dizer que esses mesmos fados são talvez os que mais o têm distinguido de entre os restantes fadistas que vivem na comunidade portuguesa de Toronto.

Aquando dos nossos encontros sempre que falávamos sobre as nossas famílias Paulo Filipe recordava seu avô com muita nostalgia e prometia a si próprio que um dia lhe prestaria homenagem. Em seu ver devia-lhe esse tributo.
Porque no início da carreira de qualquer artista tudo é mais difícil devido aos contactos e ensaios que são necessários fazer-se, os dias foram passando sem que contudo varressem da memória deste jovem a promessa que a si próprio havia feito, postumamente homenagear seu avô. O dia chegou e o seu dever foi cumprido. Mas para que tal acontecesse a primeira coisa que Paulo Filipe fez foi mandar ampliar uma foto do avô, que ele iria recordar num dia em que reuniria toda a família, os amigos mais íntimos e muitos conhecidos para os quais haveria de cantar, até que a sua voz doesse, muito principalmente os fados que primeiramente ouvira na voz de seu avô.
Com a juda de seu tio seleciona o local e logo depois endereça os convites às pessoas com quem ele gostaria de se ver rodeado.
Contratou os guitarristas Gabriel Teves e Januário Araújo bem como o técnico de som Luís Matos que também lhe havia de registar o acontecimento em vídeo.
Para que não estivesse só na plataforma artística convida outra jovem fadista, sua amiga, Tânia Costa. E com este grupo indispensável de colaboradores no dia 12 de Maio de 2007 com um abundante jantar em estilo de selfserv finalmente leva a efeito a homenagem a seu avô que ali estava presente não só espiritualmente, como cremos, mas também através de uma admirável foto que a todos fez lembrar os seus inconfundíveis traços fisionómicos os quais indubitavelmente foram passados à gestação de seu neto.

Como é seu hábito Paulo Filipe vestiu-se apropriadamente e no seu rosto viu-se estampado um ar de felicidade e ao mesmo tempo de preocupação. Felicidade porque finalmente lhe era dado o ensejo de recordar seu avô na presença de seus amigos e familiars, muito especialmente sua avó paterna Conceição Botelho e sua tia Adriana duas mulheres que juntamente com sua Mãe formam o trio feminino mais importante da sua vida.
Preocupação porque ele havia sonhado com aquele dia há muito tempo e porque agora realizava o seu sonho queria que tal acontecesse solenemente. E assim foi. Logo após o jantar que decorreu polvilhado por conversas amenas e gargalhadas provocadas pelo jorrar dos canjirões ouviram-se os acordos da guitarra de Gabriel Teves e da viola de Januário Araújo em variações preambulando uma noite inesquecível que não só serviu para homenagear Alfredo José Botelho nascido a 23 de Maio de 1931 e falecido a 26 de Março de 1999, como também para a efectivação de uma noite fadista bem à maneira de Paulo Filipe e Tânia Costa que a todos encantaram com seu estilo fadista comtemporâneo que acima de tudo muito terá agradado o homenageado que talvez nem pela cabeça lhe tivesse passado que seu netinho um dia tornado fadista de realce o viesse a invocar nas suas conversas, e lhe prestasse uma homenagem póstuma pela qual se traduziram os sentimentos de seu neto que não só sabe cantar o Fado mas também proceder à maneira de quem é educado e sobretudo sentimentalista.

Avelino Teixeira
Contacto:
paulofilipe@rogers.com
Sign my Guestbook from Bravenet.com Get your Free Guestbook from Bravenet.com